A Bíblia conta a história de uma mulher vitoriosa, Ester, uma jovem judia e órfã que foi criada por seu primo Mardoqueu. Ela possuía muitas virtudes que a qualificavam entre as demais e, por isso, conquistou o amor do rei Assuero e se tornou Rainha. A história é muito conhecida, mas quero descrever algumas partes neste artigo.

Foi realizado um concurso de beleza em Susan, na Pérsia, alguns pregadores afirmam que pode ter sido o primeiro concurso de beleza da nossa história. Foram selecionadas moças de boa aparência e formosura para que o rei escolhesse uma. Mas Ester chamou a atenção do eunuco do Rei, guarda das mulheres e alcançou favor perante ele; pelo que se apressou em cuidar de Ester com os mais privilegiados unguentos, alimentos e aposentos.

Passaram-se dez meses de preparos, finalmente Ester foi levada à presença do rei e ele a amou mais que todas as mulheres. O rei pôs-lhe na cabeça a coroa real e a condecorou como rainha. Que história linda e romântica. Mas algo terrível estava para acontecer na vida de Ester e do seu povo. Hamã era um ministro do rei Assuero da Pérsia e não gostava de Mardoqueu, e assim fez planos para matá-lo e a todos os judeus que havia no reino de Assuero.

Diante dessa terrível notícia, Ester não se desesperou, mas se manteve confiante e agiu ativamente. Descrevo algumas atitudes que Ester teve diante da adversidade, da má notícia, perseguição, ruína, dor e da morte.

  • Não agiu por impulso, não agiu com suas próprias forças, mas recorreu primeiramente a Deus e apresentou-se a Ele com humildade e obediência;
  • Mobilizou primeiramente seu povo, seus funcionários e outros a jejuar e orar;
  • Teve confiança na providência de Deus;
  • Foi sábia, destemida, forte, corajosa e confiante;
  • Teve fé e esperança;
  • Esperou pelo milagre da vida.

Após o período de consagração, Ester se apresentou ao rei e declarou que era judia e revelou o plano de Hamã para matar seu povo. O rei tomou a sua causa, o inimigo foi morto e o seu povo ficou livre daquele decreto de morte. Ester! Uma mulher vitoriosa para seu povo.

Amado(a), talvez você esteja enfrentando um enorme problema, não vê solução, não vê saída. Faça como Ester, não se precipite, mas ore a Deus, convoque outros que estão próximos de você, pessoas que podem orar com você. Deus vai lhe surpreender.

::Fonte: Suely Marques de Rezende – Colaboradora do portal Lagoinha.com